4 Benefícios que a leitura traz para o cérebro (e para a vida)

4 benefícios que a leitura traz para o cérebro (e para a vida)!

Ler é ótimo para o cérebro e para os estudos - a sua inteligência agradece, e a aprovação no vestibular também.

POR ANA LOURENÇO ATUALIZADO EM 17 DEZ 2018, 10H36 - PUBLICADO EM 14 JUL 2016, 21H26

 

Ler faz bem! Todo mundo já ouviu ou disse essa frase, provavelmente mais de uma vez. Esse é um daqueles lugares-comuns que não se esgotam. Já repetimos muito isso por aqui, mas é fato consumado que ler é ótimo para o cérebro e para os estudos - a sua inteligência agradece, e a aprovação no vestibular também. laugh

Se você ainda não tem esse hábito, comece já! Não é difícil apender a gostar de ler, e você só tem a ganhar com isso. A ciência explica como um costume simples pode melhorar ser cérebro e também a sua vida. Continue lendo para saber como.

elizabeth-bennet-lendo-orgulho-preconceito

1. Melhora o funcionamento do cérebro

São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendoc om que o cérebro funcione melhor. É como fazer ginástica, só que para a cabeça! Além disso, uma pesquisa na Universidade Emory, dos EUA, descobriram que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre os quais estamos lendo.

Outros estudo dos EUA também descobriu que a redução do funcionamento do cérebro, na velhice, pode ser reduzida em cerca de 30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer. Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro - o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. 

 

2. Estimula a criatividade

Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe. Outra habilidade que se desenvolve mais é a da criatividade: quando lemos um livro no estilo romance, por exemplo, a capacidade de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, além da imagem física dos personagens, leva a criar um outro mundo dentro de nossas cabeças. 

O mais legal é sempre buscar ler livros que mostrem uma época muito diferente da nossa - um clássico inglês do século 19, por exemplo - ou um outro mundo, literalmente - experimente as versões em livro de sucessos da fantasia, como Harry Potter, O Senhor dos Anéis ou Game of Thrones. Com toda a certeza sua mente vai viajar e você voltará à sua realidade como se tivesse de fato visitado outro planeta. wink

 

3. Incita o senso crítico

Por que o mundo é como é? Por que você pensa como pensa? Perguntas do tipo são comuns quando você começa a questionar a vida e a sociedade, ou seja, quando começa a desenvolver seu senso crítico. O mais incrível da literatura é que, nos introduzindo a realidades e épocas diferentes, ela acaba suscitando reflexões que talvez não teríamos se ficássemos sempre presos ao nosso cotidiano e à nossa rotina fixa. Ler abre a mente, e isso pode te tornar uma pessoa melhor. Provavelmente também por causa do próximo - e último - item.

 

4. Provoca empatia

Empatia é uma capacidade bastante em falta no mundo, e consiste basicamente em compreender e se solidarizar, emocionalmente, com um outro alguém. E um estudo publicado na revista Psychology Today, provou que a leitura tem esse exato efeito: aumentar a nossa capacidade de sentir empatia. A razão é um pouco óbvia: quando estamos lendo, nos conectamos com a realidade de outro alguém (mesmo que seja fictício) e podemos entender o que é ser aquela outra pessoa. Literalmente, sabemos o que é estar no lugar dela e que tipos de sentimentos essas pessoas têm. talvez tão diferentes de nós mesmos.

Outro estudo pode parecer mais familiar a você, leitor: uma pesquisa feita na Itália mostrou que os jovens que leram Harry Potter são menos preconceituosos e têm mais probabilidade de se socializar com minorias sociais, como homosexuais, negros e imigrantes. Por quê? Por conta da associação feita entre a luta de Harry contra o preconceito pelos bruxos nascidos "trouxas" e os grupos marginalizados na vida real. 

 

Sobrou alguma dúvida de que ler é maravilhoso? cheeky

 

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/4-beneficios-que-a-leitura-traz-para-o-cerebro-e-para-a-vida/