Apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médio com conhecimentos adequados de matemática

Dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) 2019 mostram que déficits na aprendizagem já eram preocupantes antes da pandemia. No Amazonas, onde a crise sanitária é maior, só 2% dos estudantes concluíram a escola com o nível esperado de raciocínio matemático.

Por G1

24/02/2021 15h37 | Atualizado há 17 horas

Giz e lousa em sala de aula — Foto: Marcos Santos/USP Imagens

De cada 100 estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas brasileiras em 2019, apenas 5 alcançaram o nível esperado de conhecimentos em matemática. É o que aponta o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) 2019 - última avaliação nacional antes da pandemia.

A maior parte dos alunos (54%) demonstrou ter domínio insuficiente da disciplina, e 41% deles aprenderam só o básico.

Os dados, divulgados no fim de 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram tabulados e analisados nessa quarta-feira (24) pela plataforma QEdu, com o apoio da Fundação Lehmann.

Desde o início da pandemia de Covid-19, quando as escolas foram fechadas, não houve um levantamento nacional que mostrasse o impacto na aprendizagem de crianças e jovens. É possível que, com as dificuldades de acesso ao ensino remoto, os números já preocupantes fiquem ainda piores.

Justamente os estados que enfrentaram maior crise sanitária, como o Amazonas, já registravam, em 2019, índices abaixo da média nacional. Apenaas 2% dos alunos de lá aprenderam o adequado em matemática no último ano do ensino médio. No Pará, 1%.

Desempenho piora entre os mais velhos

O desempenho dos alunos cai conforme eles avançam no fluxo escolar. Segundo e Saeb 2019, os índices de aproveitamento em matemática são mais altos nos anos iniciais.

Veja, abaixo, a porcentagem de estudantes com conhecimentos adequados na disciplina, por etapa avaliativa:

• 5º Ano do ensino fundamental: 47%
  • 9º Ano do ensino fundamental: 18%
  • 3º Ano do ensino médio: 5%

Domínio de Português

Em português, o Saeb 2019 mostra que 31% dos estudantes da rede pública terminaram a escola com os conhecimentos adequados.

É observada a mesma tendência de queda a cada ciclo avançado: no 5º ano do ensino fundamental, foram 57%; e no 9º ano, 36%.

Link da matéria: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/02/24/apenas-5percent-dos-alunos-da-rede-publica-terminam-o-ensino-medio-com-conhecimentos-adequados-de-matematica.ghtml